De repente você olha no espelho e sua pele está com pontos pretos ou inflamados que são cravos e espinhas. Então você está com acne! Calma, o controle deste problema é possível!

E entenda que sua pele é um reflexo do que se passa dentro de você, e um desses reflexos é a acne.

Primeiro, antes de mais nada vamos saber o que é a acne e o que ela representa:

Acne é a inflamação do folículo pilossebáceo e é através deste folículo que o sebo faz seu percurso das glândulas sebáceas até a pele, para produzir a oleosidade normal de que a pele necessita para ser saudável.

Por algum motivo, a produção de gordura é exagerada e somando-se a ação de bactérias inoportunas e causadoras da acne, a inflamação acontece, afetando principalmente os adolescentes.

Em alguns casos as lesões são mínimas, porém em outros tornam-se mais evidentes devido a sua aparência inestética que causa, perturbando a qualidade de vida, e desencadeando ou agravando problemas emocionais.

CUIDADOS DIÁRIOS:

  • Evite comer doces, frituras e refrigerantes. Beba bastante água, e melhore seus hábitos alimentares, pois essa prática de hábitos pode ajudar muito a conter o avanço da acne, sendo que auxilia na limpeza das paredes do intestino, eliminando a propensão de radicais oxidantes e excesso de gordura em nossos hormônios e na circulação.
  • De preferência a alimentos que contenham vitamina “A” como a cenoura, espinafre, brócolis, couve e salmão. Estes alimentos possuem substancias chamadas rodoxinas que contribuem na recomposição celular e controle da secreção sebácea.
  • Carne, ovos, nozes, frutas secas e cereais integrais possuem Zinco, sendo que pessoas com acne tendem a ter os níveis de Zinco diminuídos no organismo, cuja a importância consiste em reduzir a inflamação das lesões acneicas e diminuir a produção exagerada de sebo.
  • Os cuidados de higiene também são fundamentais para o controle do aumento da acne, observando que o rosto não deve ser lavado mais do que três vezes ao dia, pois isso pode aumentar a secreção sebácea da pele. Evite o uso de esfoliantes com grânulos e procure fazer uso de maquiagem e hidratantes “oil free”.
  • Uma boa escolha de cosméticos para a higiene é fundamental para o tratamento da pele do rosto com acne, então como dica, sugiro que escolha sabonetes líquidos, neutros (de bebê) ou que contenham ácido glicólico ou ácido salicílico na fórmula.
  • Os sabonetes com ácido, já exercerão o papel de esfoliantes na pele e principalmente, proporcionarão ação bacteriostática e fungicida e tudo isso sem machucar e piorar as inflamações de acne na pele.
  • Utilizar hidratante “oil free”; gel com ativos anti-inflamatórios, cicatrizantes e bactericidas, além de proteção solar em gel, também são produtos corretos no dia a dia de quem possui acne.

Porém, como a acne possui um diagnóstico clínico, com o surgimento das lesões, nas suas diferentes causas e localizações, o ideal é marcar uma consulta com um médico dermatologista, pois ele seguramente irá diagnosticar e indicar o tratamento de pele adequado, bem como produtos para usar em casa e tratamentos estéticos coadjuvantes, feitos por profissionais da estética.

Saiba mais em:

Tipos de Acne

Tratamento de Acne

Alimentos que Ajudam no Controle da Acne.

Como Podem ser as Lesões de Acne