Você já ouviu falar que a ingestão de chocolate pode desencadear o aparecimento de acne na pele?

Pois bem, ainda não existe nenhum estudo científico que comprove tal afirmação! Porém o ideal é ter o bom senso de não exagerar na guloseima, até porque mesmo que sua ingestão possa trazer outros benefícios a saúde é bom não arriscar.

No entanto, no rol de estudos realmente comprovados, têm-se que uma dieta rica em frutas, legumes e alimentos integrais beneficia em muito a saúde das pessoas.

Uma alimentação de qualidade interfere no organismo com um menor índice de doenças e em relação a acne, mesmo existindo controversas, os alimentos que tendem a agravar o problema da acne são o chocolate, nozes, leite e derivados, ovos, carne de porco e carboidratos simples.

Observando que os alimentos, possuem o seu lado benéfico em nosso organismo, porém o problema circunda no consumo exagerado e na forma como são preparados para a nossa ingestão, pois alimentos gordurosos e condimentados com certeza podem influenciar no aumento desproporcional de oleosidade na pele e assim refletindo no quadro de acne na pele.

Então, para se ter uma boa dieta que ajude na redução de produção sebácea, reposição de nutrientes, controle inflamatório e consequentemente no controle da acne fica a dica:

  • Vitamina A: Presente na carne de fígado, gema de ovos, leite integral, abóbora, manga, cenoura, mamão, pimentão, couve, agrião e espinafre. Auxilia no combate a infecções da pele e controle sebáceo;
  • Vitamina B6: presente na carne de fígado e vermelha, salmão, frango, banana, ameixa e batata. Alimentos indicados para prevenir a erupção acneica no período menstrual.
  • Ômega 3: Presentes no salmão, sardinha, atum, germe de trigo, óleo de linhaça, oliva e canola. Com propriedades anti-inflamatórias.
  • Cromo: Presente no brócolis, batata, suco de laranja, banana, maçã e carne vermelha. Fundamental para o organismo, pois está relacionado com a glicose sanguínea, pois quanto mais consumimos alimentos com açúcar, mais cromo o organismo necessita e sua deficiência leva ao aparecimento da acne e a vontade compulsiva de comer doces.
  • Zinco: Presente no farelo de arroz, farelo de gérmen de trigo, na carne de frango, ovos, alho, frutas secas, semente de girassol e abóbora. Indivíduos com acne, certamente possuem baixo nível de zinco no organismo, que é fundamental na dieta para controle da acne, pois também é anti-inflamatório e regulador de sebo.
  • Magnésio: Presente em folhosos como os legumes, produtos marinhos, nozes e cereais. Sua deficiência propicia o aumento da inflamação acneica.
  • Selênio: Presente em frutos do mar, cereais, pão integral e carne de fígado. Importante para produzir enzimas antioxidantes no organismo. Estudos constataram que uma alimentação rica em selênio e associada às vitaminas A e E podem reduzir em poucos meses o aumento exagerado dos sintomas da acne.
  • Cobre: Presente na carne de fígado, carne de frango, cereais integrais, leguminosas e frutas secas. Aumenta a resistência contra infecções microbianas fornecendo uma ótima ação antibiótica.

Então se pararmos para pensar e ao analisarmos a forma como nos alimentamos em nosso dia a dia, muitas pessoas, não todas, chegarão a conclusão que a sua dieta está prejudicando a beleza da sua aparência estética. E imagine por dentro do nosso organismo!

Sugiro também, que para conhecer melhor os benefícios da pirâmide alimentar, consulte uma nutricionista para maiores informações na elaboração de uma dieta adequada, a qual irá lhe trazer outros benefícios que irão além de uma pele saudável, pois repercutirá na saúde do seu corpo em geral.

Vamos lembrar também que o ideal é procurar um profissional médico dermatologista, pois ele seguramente irá diagnosticar e indicar o tratamento de pele adequado, bem como produtos para usar em casa e tratamentos estéticos coadjuvantes, feitos por profissionais da estética.

E procedendo com todos esses cuidados, com certeza a sua beleza e saúde estará em dia!

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