Atualmente se fala muito sobre o colágeno e seus benefícios para a saúde e beleza da pele, sendo que existem uma gama de produtos para consumo a base de colágeno. Mas o que é o colágeno? E para que serve?

Continue comigo e saiba mais sobre isso!

O colágeno é uma macromolécula, ou seja, é uma substância de grandes proporções que abriga muitas proteínas. Em nosso organismo é encontrada em abundância no tecido conjuntivo que possui a função de nutrir, ligar, sustentar e proteger tecidos e órgãos.

E é na função estrutural que encontramos as fibras colágenas e elásticas do tecido conjuntivo, sendo o colágeno importante na constituição dos tendões, encapsulamento de órgãos e membranas que envolvem os músculos e todo o nosso sistema nervoso central.

Então é certo dizer que o colágeno, uma proteína com características opaca, fluida viscosa e inodora, possui a importante função de sustentar a epiderme, a nossa camada mais superficial da pele.

O colágeno também possui outras benéficas características como o fato de não ser sensibilizante e muito menos irritante para a pele e possuindo propriedades higroscópicas, ou seja, consegue absorver e reter água em sua molécula, conferindo uma ação hidratante na pele.

O problema é que com o passar da nossa idade, o colágeno torna-se insolúvel e perde a capacidade de retenção hídrica e flexibilidade, o que consequentemente leva a flacidez, desidratação e formação dos sulcos e rugas na pele, sendo isso principalmente visível na pele do rosto em que até mesmo o formato muda.

E é por isso que se fala tanto em colágeno, pois em resumo, ele possui uma ação hidratante, antienvelhecimento e confere maior firmeza para a pele.

Mas fique tranquila! Por que atualmente existem boas opções de tratamentos estéticos, como produtos cosméticos para você usar em casa, ambos na tentativa de ajudar a repor o colágeno no organismo e retardar alguns sinais do envelhecimento em nossa pele.

E olha só que interessante, na lista de produtos que “prometem” dar uma forcinha em relação ao colágeno, estão xampus e condicionadores, pois os cabelos também sofrem com a falta do colágeno, ficando frágeis e danificados; loções e cremes para peles desidratadas e envelhecidas e até mesmo a ingestão de balas, cápsulas de colágeno, bem como o uso de nutri cosméticos.

Mas atenção! As causas do envelhecimento não são ocasionadas somente pela falta de colágeno em nosso organismo. Existem muitos outros fatores que influenciam isso, como genéticos, condições de saúde, uso de determinadas medicações, qualidade do sono, stress, tabagismo, falta de exercícios físicos e de esportes, hábitos de alimentação e ingestão de líquidos.

O correto para o consumo de produtos é que seja feito o uso de colágeno solúvel e hidrolisado, porque terá uma eficaz ação de penetração, umectação e nutrição da pele.

Observando que o ideal, para consumo de ingestão, é consultar uma nutricionista ou um médico, para que eles façam uma correta avaliação da faixa etária, orientação de quantidade e indicação de produtos idôneos, além do uso de outras vitaminas, a exemplo do Silício e Selênio, minerais extremamente importantes para o organismo o protegendo da ação de radicais livres que são os precursores do envelhecimento.

E no caso do uso de produtos cosméticos, você poderá estar pedindo a orientação de um profissional esteticista, que poderá estar lhe sugerindo tratamentos anti-aging com cosméticos que tenham não somente o colágeno, mas outros excelentes ativos a exemplo da vitamina C, tudo para restaurar a sua beleza!