Olá querida leitora!

Quando pensamos em cuidados com a pele, seja qual for a idade, é por que intimamente já estamos pensando em prevenir e remediar a ação do envelhecimento. Então para que entenda melhor a conversa que eu quero ter com você, nesse momento é preciso que façamos uma rápida viagem ao passado. Por gentileza, me acompanhe:

Do Aprendizado à Escolha que Pode Acelerar o Envelhecimento:

Quando éramos crianças e incapazes de fazermos certas escolhas, do que seria melhor e ideal para a nossa saúde, nossos queridos pais e ou familiares, nos ajudavam a escolher. Ou seja, desde pequenos fomos ensinados e aprendemos a nos alimentar. E não duvido de que você já não tenha negado experimentar um tomate, um brócolis ou até mesmo uma folha de alface, que algum ente querido tenha lhe oferecido em sua infância?

Mas o que isso tem a ver com o nosso envelhecimento? Calma, você logo vai entender!

Porém, a medida que vamos crescendo, passamos a adquirir certas liberdades de escolha em nossas vidas. E é claro que a alimentação faz parte disso e acabamos sendo seduzidos pelo doce sabor de alguns alimentos industrializados.

Essa escolha é tão séria, que digo que, atire a primeira pedra quem nunca fez isso: Depois de um árduo dia de trabalho em uma linda tarde de verão, você preferiu como recompensa e para aliviar a sede, ao invés de escolher um suco natural, optou por um delicioso refrigerante bem geladinho?

Ahhh!!! Você pode até me chamar de chata! Mas é verdade, não é? Muitos preferem a bolacha recheada e o salgadinho ao invés da fruta, um prato de macarrão ao invés de um prato colorido (com carne, verduras e grãos), um incrível churrasco e cervejinha à noite, ao invés de uma alimentação leve.

E infelizmente esse delicioso descuido, é um dos fatores que acelera o nosso envelhecimento. A verdade é que não nos aguentamos, é mais prático e pensamos que “prazeroso” comermos assim e ignorarmos a tão apreciada pirâmide alimentar que os nutricionistas amam!

A Verdade que Ignoramos é Difícil de Aceitá-la, porém é o Desafio Necessário para Combater o Envelhecimento:

Me perdoe, mas se você suporta mais verdade, te conto agora a verdade que talvez alguém tenha lhe contado, mas que você não tenha dado tanta importância e não quis aceitá-la.

Então, quer combater o seu envelhecimento? Comece desde cedo a se cuidar! O quanto antes você começar, melhor serão os resultados lá na frente, com uma rotina própria de cuidados com a alimentação, corpo e pele.

E mesmo que isso possa parecer um pouco agressivo da minha parte, me desculpe! Mas não adianta eu tenho que lhe dizer, justamente por que cada um de nós, somos o dono do seu próprio corpo. E por isso, é preciso que entenda: Você é o maior responsável pelas consequências que irão surgir, de anos de como foram os seus hábitos alimentares e de cuidados com sua pele e saúde!

Digo isso, porque sei o quão prazeroso, a cada década que se passa em nossas vidas, olharmos no espelho e aparentarmos significativos anos mais jovens. E o que falar da disposição, vitalidade e saúde geral do nosso corpo …

Fatores que Aceleram o Envelhecimento e Consequências:

Já dizia um velho ditado: “Prevenção é o melhor remédio!” Concordo plenamente e sabe porquê?

Com o passar dos anos nossa pele envelhece junto com a gente e você já deve ter observado isso nas pessoas. Porém vários podem ser os fatores que causam e influenciam esse processo, como o chamado envelhecimento intrínseco e o envelhecimento extrínseco.

O primeiro é responsável pelo nosso envelhecimento orgânico e natural, acontecendo de dentro para fora em nosso organismo, o qual recebe grande influência genética. O segundo provém de hábitos alimentares, de cuidados com a saúde e da forte influência das radiações ultravioletas, sendo o maior responsável pelo envelhecimento precoce na grande maioria da população no mundo!

Ou seja, o envelhecimento extrínseco, tem a ver com a nossa falta de cuidados em consumir de forma rotineira, bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos, açucarados; a pouca ingestão de água, sucos naturais e verduras; a falta da prática de exercícios físicos moderados; a prática do tabagismo (fumo); a falta do USO CORRETO de proteção solar e de outros cuidados com a pele.

Mas atenção! As consequências pela falta de cuidados conosco, pode desencadear muito mais do que sinais na pele e adversidades estéticas (olheiras, rugas, flacidez, celulite, estrias e manchas na pele; queda frequente de cabelos e unhas fracas), pois em nossa saúde, podem ocorrer problemas de obesidade, gastrointestinais, renais, circulatórios e outros, além de dificuldade para dormir.

Cuidados que Parecem Difíceis, mas que São Fáceis de Fazer! Ainda dá Tempo!!!

Então, imagino que deve ter entendido e por que a Verdade que Ignoramos (citada acima) em consequência a desatenção a influência da radiação ultravioleta, aos cuidados de alimentação, aos hábitos de fumo e álcool, interfere muito em nossa pele e saúde. Pois podemos ver pessoas de 50 anos por exemplo, que não representam ter esta idade porque possuem uma aparência mais jovem e ao contrário, pessoas bem jovens com aparência mais velha.

E com base em tudo o que falei até agora, lhe sugiro que caso tenha dúvidas em como se cuidar direitinho e para driblar os efeitos do envelhecimento, que procure a orientação adequada de profissionais à exemplo de nutricionistas, treinadores físicos e profissionais da saúde e beleza.

E como profissional da estética e beleza que sou, faço a minha parte, lhe orientando. Mas não se desaponte e nem tão pouco ache que já está tarde para começar, caso você já não se julgue tão jovem, pois ainda dá tempo!

Assim quero muito que perceba, que os cuidados com a alimentação, hidratação e o uso de filtro solar devem ser mantidos em todas as idades para que se tenha uma pele linda! E não esqueça de dar atenção ao pescoço, colo, braços e mãos, pois eles também precisam de cuidados preventivos, assim como o rosto.

É isso aí pessoal, espero que tenham gostado do assunto e lembre-se, a visita a um médico dermatologista, ou esteticista é essencial para descrever o uso adequado de produtos para cada tipo de pele em cada idade.

Gosta de se cuidar? Então aumente seu conhecimento e saiba como fazer isso de forma correta e acompanhe essa série sobre o ENVELHECIMENTO e demais postagens relevantes.

Um Abraço!

Acesse:

Tipos de PeleCuidados com a Pele SecaCuidados com a Pele Oleosa;

Como Combater a Flacidez da Pele; Tratamento Para Flacidez;

Vitamina C Para o Rosto CaseiroColágeno e Sua Real Importância para o Organismo