A acne possui vários tipos de lesões e seja qual for o tipo, sempre incomodará quem as possui, pois além da aparência nada bonita, muitas vezes podem ser doloridas.

O incomodo faz com que muitas pessoas movidas por um desejo de livrar-se logo de tal cravo ou espinha em sua pele, acabem por manipulá-lo, fato que piora o quadro de acne induzindo a proliferação de inflamação e cicatrizes no local lesionado.

As lesões podem surgir em forma não inflamada, como os comedões fechados, os de cor amarelinha que geralmente são menor que 0,5cm de diâmetro ou os comedões abertos, aqueles cravinhos pretinhos.

Nas lesões com inflamações tem-se as pápulas, pústulas, nódulos e abcessos.

As pápulas são elevadas, avermelhadas, doloridas e medem até cinco milímetros.

As pústulas ao mesmo tempo que são avermelhadas, possuem em seu interior uma secreção purulenta.

Os nódulos são lesões avermelhadas, maiores e de consistência fibroelástica e com maior processo inflamatório, dispõem-se como caroços muito doloridos.

Já os abcessos possuem um alto processo inflamatório e um grande inchaço e dor local, sendo que os nódulos juntam-se formando vários aglomerados.

De qualquer forma, o ideal é resistir a vontade de manipular tais lesões, pois ao se mexer de forma incorreta, a secreção sebácea exposta e os pelos da pele, podem gerar uma reação inflamatória crônica de corpo estranho e isso pode durar por semanas e até meses repercutindo em cicatrizes.

As cicatrizes de acne podem ter características diversas. Os tipos principais podem ser:

Lesões-Acne-HipertroficasCicatriz hipertrófica: Com a formação de queloides, a área lesionada se torna fibrosada, ou seja acontece a formação de um novo tecido, no caso com muito colágeno, para cicatrizar a área lesionada.

Esse tipo de cicatriz é deformante e característico em peles que desenvolveram nódulos e abscessos. Até pouco tempo atrás não se obtinha bons resultados nos tratamentos de quelóide, porém atualmente, algumas clínicas dermatológicas já oferecem boas opções com bons resultados.

acne-grau-3-300x225Cicatrize atrófica : São pequenas e arredondadas e se desenvolvem quando existe uma perda de tecido, geralmente ocorrem no local da pele onde ocorreram pápulas e pústulas. Em casos mais simples, quando a acne não foi tão intensa, são absorvidas com a renovação celular da pele e são fáceis de retirar em um tratamento estético. Em outros, quando a acne foi mais severa e deixou buracos na pele, requer tratamentos mais fortes, com a aplicação de peelings fortes, microdermoabrasão ou laser de CO2 fracionado.

Quanto as manchas residuais, são lesões secundárias, também resultantes de um processo inflamatório ou do traumatismo ocasionado na pele devido a manipulação inadequada das lesões, tendem a ser passageiras. Também são fáceis de tratar com procedimentos estéticos.

Agora que você já sabe sobre as lesões e cicatrizes da acne, não se esqueça que o ideal é procurar um médico dermatologista para fazer o diagnóstico clínico da doença.

Saiba mais em:

Tipos de Acne

Acne – Cuidados diários

Tratamento da Acne

Alimentos que Ajudam no Controle da Acne