Já ouvi muitas vezes pessoas falando por aí, em diversos assuntos, que “Prevenção é o Melhor Remédio”!

E não só dedico esta máxima, a você que está acompanhando com entusiasmo a todas as postagens da série Estrias, como também fui buscar informações de como prevenir essa desordem estética tão temida.

Por isso, continue me acompanhando, para que eu possa dividir junto com você o que descobri.

Se o tratamento para as estrias é um desafio, é importante termos em mente que alguns cuidados diários para evitá-las vale muito a pena!

Então vamos lá:

Alimentação SaudávelComo se imagina, tem sempre alguém para dizer (e eu também confirmo), que alimentação saudável é muito importante pois assim se evita o ganho de peso, que é um dos fatores para o surgimento das estrias. Controlar o peso de forma saudável e correta, tanto meninos como meninas na adolescência e também nas mulheres grávidas, é uma boa medida preventiva contra esse problema.

Então uma alimentação equilibrada e rica em proteínas, na prevenção das estrias se faz necessária e também, não poderia deixar de recomendar a ingestão de frutas e verduras ricas em vitamina C, pois esta vitamina é uma das precursoras do colágeno que é muito eficaz para a manutenção da hidratação cutânea.

Com certeza e me desculpe se você querido leitor ou leitora, é adepto de fumar, não quero desrespeitar o seu gosto por esse hábito, mas o tabagismo, além de todos os outros malefícios que traz a saúde, influência negativamente na circulação sanguínea e sendo um grande desencadeador da ação de radicais livres, que são os principais causadores do envelhecimento, ressecamento e problemas também na saúde da nossa pele.

Girl on a tropical beach with hat

E sem dúvida os cuidados com o sol. Esse é um outro hábito que boa parte da população brasileira, ainda não tem como umas das prioridades nos cuidados que se referem a sua própria saúde. Os raios ultravioletas também, assim como o tabagismo, são um dos precursores do nosso envelhecimento e tantos outros problemas de pele. E se quiser se aprofundar e saber mais sobre isso, dê uma olhadinha em nossa postagem Como proteger-se-do-sol, É importante! Eu sei que vou te ajudar bastante com essas dicas!

Pois bem, e o que dizer dos exercícios físicos? Esses são sempre recomendados para praticar, devido ao fornecimento de ótimos benefícios no bom funcionamento circulatório e do nosso metabolismo. Mas Lembre-se: tudo que se faz em excesso pode ser prejudicial à saúde!

Estrias homensEntão, na hora de se submeter a exercícios físicos, cuidado com os de alto impacto, pois na busca de aumentar rapidamente a massa muscular, podem provocar o estiramento da pele, principalmente na região peitoral. Por isso o ideal é fazer a sua ginástica, com acompanhamento adequado de um profissional fisioterapeuta ou formado em Educação Física, para que evite não somente problemas com a sua pele, como também muscular e vertebrais.

E por fim, mais uma dica que você que me acompanha, já podia imaginar que eu não ia deixar de fora dessa lista: A Hidratação da pele. Esta você poderá fazer durante o banho utilizando-se de óleos ou após o uso de hidratantes nutritivos e até mesmo óleos, se preferir. Isso para dar uma forcinha na manutenção da elasticidade na pele.

Como prevenir as estriasE como disse, se preferir, utilize cosméticos que contenham óleo, a exemplo do de macadâmia (ácido palmitoleico + ácido oleico + vitamina E) que age otimamente na hidratação e prevenção da perda de umidade da pele; óleo de semente de uva (tocoferol e ácido linoleico) que atua na regeneração, proteção contra os radicais livres e manutenção do tecido cutâneo; óleo de coco (triglicerídios) altamente nutritivo, que proporcionam ação cicatrizante e regeneradora.

E por enquanto é isso aí, espero que tenha gostado das orientações e caso queira saber mais sobre o assunto, acesse:

Como Podem ser as Estrias

Estrias, o que são e como surgem?

Convido você a estar participando e interagindo comigo. Faça um comentário, ou sugira algo,  que assim que puder estarei lhe respondendo e tirando suas dúvidas.

Um Grande Abraço!

ROQUE, Aline Menezes Tiburcio. Bases da Nutrição. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012

PEREIRA, Maria de Fátima Lima. Recursos Técnicos em Estética. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2013

Cosmiatria – Manual Dermatológico Farmacêutico. Guarapuava, 2006

LICHA, Heloísa Maria Elaine. Recursos Estéticos Aplicados aos Tratamentos Corporais. Londrina: UNOPAR, 2014