Olá pessoal, quero falar de um assunto muito importante para a sua saúde e a sua autoestima!

A proteção solar!!!

E você deve estar pensando:

“Que isso é importante para a saúde eu já sei, mas daí para a minha autoestima…”

E eu lhe respondo simmm, para a auto estima também! Me acompanhe nesse texto e entenda a real importância da proteção solar!  E já vou aproveitar para lhe fazer algumas perguntas:

Você realmente sabe o porquê se preconiza que devemos usar proteção solar todos os dias, inclusive em dias nublados e chuvosos?

Você sabe qual a diferença entre um filtro solar e um bloqueador?

Você sabe como usar adequadamente o protetor solar?

Você sabe quais são as diversas maneiras que temos de nos proteger do sol?

Enfim, você realmente sabe porque é importante a proteção solar?

Puxa! Quantas perguntas!

Por isso decidi escrever sobre isso, porque muitas vezes, quando não possuía conhecimento, eu não me cuidava corretamente e observo que várias pessoas não se cuidam como deveriam também, muitas vão para os seus compromissos diários sem a prática da prevenção para os cuidados com o sol.

A ida ao trabalho, a escola, a feira, compras nas ruas da cidade, o passeio no parque, a pescaria, a piscina, a praia e tantas outras atividades as quais ficamos expostos aos raios solares.

 Então, como proteger-se do sol? Segue agora algumas orientações, vindas de conversas que tive com profissionais de estética e médicos dermatologistas.

A forma como nos protegemos do sol podem ser divididas em duas maneiras, a proteção química e a proteção física.

A forma de proteção química, dá-se pelo uso de filtros e bloqueadores solares, com moléculas que irão, por reação química absorver os raios ultravioletas, sendo que o uso correto é o de estar repassando o produto em um intervalo de no máximo a cada três horas. Porém existem também filtros solares de ação física, produzido a partir de partículas inorgânicas em que os raios ultravioletas quando incidem na pele refletem e se dispersam, podendo ser reaplicado em um intervalo um pouco maior que o de proteção química.

Observando que no mercado de produtos cosméticos da atualidade, existem protetores com ambas as ações, ou seja possuem efeito químico e físico ao mesmo tempo. Porém vale a pena lembrar, que o ideal é levar em consideração e para quem conseguir, se expor ao sol no horário ideal: antes das 10h da manhã e depois das 16h da tarde.

Já a proteção física também pode ser quando fazemos o uso de chapéu ou boné para a proteção solar da pele do
Proteção física do solrosto, óculos de sol para a região orbicular e olhos, roupas para proteger a pele do corpo e dependendo do lugar onde estamos, vale até mesmo um bom guarda-sol para nos abrigarmos na sombra.

Sendo que hoje em dia já existe muita tecnologia até mesmo nas roupas, já é possível comprar roupas com um tecido especial de poliamida e de várias cores, que inicialmente eram usadas por atletas que ficam expostos por muito tempo ao sol. Esse tipo de roupa é capaz de filtrar muito bem os raios solares, pois possui o FPU (Fator de Proteção Ultravioleta) alto, além do que seu tecido fino permite que a pessoa transpire normalmente.

Imagem roupaA vestimenta é uma boa opção para quem não tem como ficar reaplicando protetor solar nos intervalos recomendados e se você não tem como comprar uma roupa tecnológica, poderá estar optando por usar roupas de poliéster ou algodão, observando que tecidos claros apenas não absorvem o calor do sol e esquentam menos, mas os tecidos de cores mais escuras são os que possuem uma melhor proteção solar, pois seu FPU é bem maior do que as de cores claras.

Pois então, eu não esqueci e agora vou lhe dizer o porquê da importância da proteção solar para nossa saúde e a nossa autoestima.

Quem consegue fazer em seu dia a dia boa parte dos cuidados descritos acima, estará evitando possíveis queimaduras solares que podem repercutir em manchas que em tratamentos, são caros e muitas vezes difíceis de tirar e sem falar no temível câncer de pele que a pessoa estará propensa a desenvolver. E ainda no auge do verão, com o enorme calor e descuido por parte de algumas pessoas, essas acabam por desenvolver insolação.

Acho que agora você consegue entender melhor o meu alerta! E agora que você já sabe, previna-se! Cuide-se! E tenha sua saúde em dia e uma auto estima em ordem!

Aumente o seu conhecimento em:

Queimaduras do Sol

Insolação o que Fazer?