Além das mulheres terem que conviver com as terríveis cólicas no período menstrual e todos os demais sintomas da TPM (tensão pré-menstrual), como alterações de humor, inchaços em certas partes do corpo, enxaqueca, dores musculares e nas mamas, muitas vezes, algumas se deparam com mudanças que podem ocorrer em sua pele.

Nesse período ocorre uma grande alteração nas taxas hormonais do organismo feminino e isso é um dos fatores que contribuem para todas as mudanças que as mulheres passam, sejam de comportamento como orgânica.

Em relação a pele, como disse, algumas e não todas as mulheres, passam por repentinas alterações na pele com o surgimento de acne e até mesmo propensão a manchas de pele.

Muito se estudou sobre isso e as inúmeras pesquisas realizadas sobre o assunto, confirmam que a mudança nas taxas hormonais, em maioria, influenciam as alterações de pele nas mulheres mais jovens do que nas mulheres adultas.

Observando que é de estrema relevância não culparmos o período menstrual como o único desencadeador de alterações na pele, pois deve ser observado toda uma questão genética, de saúde, hábitos alimentares e de higiene das mulheres que sofrem o agravante de alterações na pele nesse período.

Caso você leitora, independente da sua idade, sofra durante o período menstrual com alterações de pele o ideal é procurar um médico ginecologista e contar para ele os sintomas e o que geralmente acontece com seu corpo e sua pele no período menstrual, pois dependendo da avaliação feita, o médico poderá lhe prescrever uma medicação ou até mesmo o uso de um anticoncepcional para um melhor controle hormonal, amenizando assim o problema.

E independente de que você precise ou não procurar um médico ginecologista e até mesmo um dermatologista ou esteticista, cito aqui alguns cuidados básicos que você poderá fazer em seu dia a dia:

  • Uma alimentação balanceada além de ser importante para que a sua pele fique com aspecto mais saudável nesse período, diminuirá os incômodos dos sintomas. Procure alimentos frescos, como frutas e vegetais, evite a ingestão excessiva de frituras, carboidratos, doces, cafés e bebidas alcoólicas.
  • Caso você frequentemente seja acometida com a oleosidade excessiva e o surgimento de acnes na sua pele do rosto, costas e braços, nesse período, a alimentação balanceada, também irá ajudar em muito. Para saber mais sobre isso, acesse Alimentos que ajudam no controle da acne.
  • A ingestão correta de líquidos e a prática de exercícios físicos regularmente, fará com que todo o organismo funcione corretamente, otimizando a circulação sanguínea e drenando as toxinas para serem expelidas pelas fezes e urina. Isso além de ser ótimo para a saúde, ajuda a aliviar a ansiedade e as terríveis cólicas menstruais.
  • Se você está acostumada a usar muita maquiagem, tente não exagerar nos dias que antecedem o período menstrual, isso para que a sua pele transpire naturalmente, o que irá evitar o aumento da oleosidade da pele e consequente estimulo do aparecimento de acne.

A TPM e próprio período menstrual contribuem para deixar a nossa autoestima lá em baixo, e o mais importante é que além de todas estas dicas você se sinta bonita e confiante.