Quais são os cuidados que tenho que ter, pois minha pele é seca?

A pele que possui aspecto áspero, opaco, sem brilho e que frequentemente descama, além da sensação de estiramento, provavelmente é o tipo de Pele Seca.

E quem tem esse tipo de pele sabe o quanto é difícil acertar os cuidados dela sem prejudica-la. Até porque a pessoa que possui a pele seca é suscetível ao desenvolvimento de alergias, sendo essa pele muito sensível e exigindo cuidados redobrados.

Porém não podemos deixar de lado a influência que, fatores hereditários e a falta de cuidados podem repercutir, acentuando todas as características da pele seca inclusive o envelhecimento, como o surgimento precoce de rugas.

Para entender melhor como surgem tais características é preciso que você saiba que na camada mais superficial da pele, tem-se o Manto Hidrolipídico que é responsável pela manutenção da hidratação na pele e é formado pelas excreções vindas tanto das glândulas sebáceas como das glândulas sudoríparas.

O que acontece é que a pele seca possui uma hipofunção da glândula sebácea, ou seja tem-se diminuída a produção de gordura o que diminui também a capacidade de retenção hídrica na pele e por fim, desencadeando o ressecamento da pele.

Atualmente existem muitos tratamentos estéticos e produtos cosméticos para hidratar a pele seca, mas alguns cuidados básicos no dia a dia são essenciais para ajudar a manter o equilíbrio natural da pele, sem agredi-la.

E pensando nisso, resolvi passar algumas orientações de cuidados que devemos ter com a pele seca amenizando assim o desconforto com tais características.

Cuidados com a Pele Seca:

  • Pela manhã lave o rosto com água fria e sabonete neutro (sabonete líquido é melhor) e dê preferência aos que contenham glicerina na fórmula, para promover limpeza e hidratação ao mesmo tempo.
  • O correto, é que na sequência faça o uso de um tônico facial sem álcool, voltado para peles sensíveis, com o intuito de equilibrar o pH da pele e acalma-la. Dê preferência para tônicos que contenham ativos hidratantes na fórmula a exemplo de colágeno, lipossomas, glicerina, camomila, aloe vera e outros.
  • Após use um hidratante em creme, de preferência aos que contenham os mesmos ativos citados no tônico e que especialmente contenham ativos nutritivos, com vitaminas A, E e C para reforçar o rejuvenescimento.
  • Durante o dia aplique um protetor solar, observando que não é recomendado para esse tipo de pele os protetores ou qualquer que seja o produto em gel.
  • É muito importante observar que a pele seca, não deve ser lavada mais do que duas vezes por dia, por isso antes de dormir, recomendo que faça a retirada da maquiagem, lave-a e hidrate-a conforme as mesmas orientações acima (com exceção do protetor solar).
  • E na hora do banho, evite que seja muito quente e demorado, pois a água quente retira o óleo natural da pele aumentando o ressecamento. Dê preferência para sabonetes líquidos, com óleos vegetais, glicerinados e sem álcool na fórmula.

Então essas foram as dicas. Lembrando que para manter a pele sempre bonita e hidratada, beba bastante água e procure ter o hábito de uma alimentação saudável, ingerindo frutas e verduras com frequência em seu dia a dia. Esta combinação terá a função orgânica de hidratação de dentro para fora, repercutindo em uma pele mais saudável e rejuvenescida.

E como sempre digo, na dúvida procure uma esteticista ou um dermatologista para maiores esclarecimentos. Eles vão lhe orientar sobre os cuidados específicos para seu tipo de pele e vão propor procedimentos e tratamentos de pele com produtos adequados e que controlem esse ressecamento da sua pele.