Em busca de um cabelo bem hidratado e sedoso já trocamos o xampu e condicionador diversas vezes, não é mesmo? Mas para que o resultado apareça, devemos usar o produto adequado para cada tipo de cabelo, e para isso fui buscar informações sobre hidratação e tratamento para deixar nossos cabelos lindos e sedosos. Me acompanhe:

lavando-os-cabelos-1O primeiro processo de cuidados com os cabelos começa pela limpeza, e para isso devemos usar o xampu. A ação do xampu é de tirar todas as impurezas dos fios. É importante escolher um xampu que atenda às necessidades específicas de cada cabelo.

Saber como lavar os cabelos é importante para deixá-los com uma aparência saudável. Lave os cabelos com água morna a fria, e faça massagem no couro cabeludo na hora da lavagem, além de trazer inúmeros benefícios para o couro cabeludo, a massagem irá estimular a corrente sanguínea ao crescimento.

Após o processo de limpeza, devemos usar o condicionador. É ele que vai selar as cutículas do cabelo que ficaram abertas com o uso de xampu. São várias as substancias presentes nos condicionadores, entre elas os agentes formadores da película protetora ao redor dos fios.

hidratacao-2O condicionador deve ser usado apenas no comprimento do cabelo deixando-o agir por uns minutinhos, e em seguida enxague bem. O ideal é que se use um condicionador da mesma marca do xampu por conter as mesmas substancias na composição do produto, sendo que que ambos devem apresentar pH levemente ácido ou neutro.

Mas você deve estar se perguntado: faz diferença o nível do pH? Com certeza faz sim, pois produtos com pH alcalinos atravessam a cutícula e agem diretamente no cortex, reagindo com a queratina, fazendo com quebre a estrutura dos fios. Já os produtos com pH muito baixos, abaixo de 3,5 por exemplo, causam reações que mudam a estrutura da queratina, podendo ocorrer danos ao cabelo.

Para cabelos mais danificados é importante fazer uma hidratação com o uso de máscara capilar. O uso da máscara para hidratação serve para repor a umidade natural, nutrientes e queratina perdida.

A principal função da hidratação é repor a água e umidade dos fios trazendo o efeito de maciez e suavidade para os cabelos, devendo ser usada de uma a duas vezes por semana e de acordo com a necessidade do cabelo.

Mas lembre-se que antes de usar xampu, condicionar ou máscara em seus cabelos, é importante uma avaliação dos fios feita por um profissional da área, para a escolha correta dos produtos.

cuidados-com-os-cabelosAlém dos cuidados diários com os cabelos, é preciso investirmos em outras formas de nutrição para os fios. Estes cuidados começam em nossa alimentação. Consumir alimentos ricos em nutrientes é fundamental para manter os fios bonitos e saudáveis.

Estes nutrientes podem ser encontrados nas verduras, como o pepino, que estimula o crescimento dos fios, a cenoura que possui propriedades de fortalecimento, as frutas como melão, abacaxi, nozes, carambola que contém o magnésio que é essencial para formação das proteínas que constitui os fios.

E não podemos deixar de tomar muita água, manter o corpo hidratado é essencial para beleza da pele e dos cabelos.

Se gostou desta matéria, acesse também:

Como se Formam os Fios de Cabelo

Máscara Hidratante Caseira Para os Cabelos