Será que estamos nos alimentando corretamente? Pois é, saiba que uma alimentação saudável e a escolha de alguns alimentos pode evitar o envelhecimento.

Existem nutrientes presentes nos alimentos como: carboidratos, proteínas, lipídios, minerais, vitaminas e água, que são responsáveis por determinadas funções em nosso organismo.

É incrível como os alimentos influenciam em nossa qualidade de vida. Se estamos tendo uma alimentação saudável e equilibrada, com certeza vamos ter mais saúde, qualidade de vida e uma pele mais bonita e jovem!

Na publicação de hoje, quero deixar dicas de alguns alimentos que se ingeridos frequentemente, podem evitar nosso envelhecimento, e termos uma pele sempre saudável.

Antes das dicas dos alimentos, quero lembrar que é muito importante fazermos pelo menos três refeições por dia: café da manhã, almoço e jantar, intercalando com dois lanches saudáveis.

Isso evita que nosso estômago fique vazio por muito tempo, e diminuído assim o risco de gastrite. Sem contar que a alimentação equilibrada, ajuda também no controle de peso.

Mas então vamos lá, segue abaixo os alimentos que contribuem na prevenção ao envelhecimento:

  • Amêndoas – Elas são ricas em energia e contém vitamina E, além de diminuir o colesterol. A Vitamina E é um antioxidante que mantém as artérias bem “limpinhas” e livres de radicais perigosos, aumentando também o desempenho de memória.
  • Linhaça – A semente de linhaça é rica em proteínas e contém muito ômega-3, excelente para prevenir manchas na pele, auxiliando também na síntese de colágeno, além de regular o intestino.
  • Cenoura – A cenoura contém alta quantidade de Vitamina A, e é rica em caroteno, ajudando na elevação dos glóbulos vermelhos no sangue, essencial para quem tem anemia.
  • Tomate – Possui Vitamina C que retarda o envelhecimento da pele, contém também magnésio e sódio, nutrientes essenciais no combate a flacidez da pele;
  • Batata-doce – Um dos alimentos mais saudáveis e também o mais recomendado pelos nutricionistas as pessoas que fazem academia. Ela acelera o metabolismo e reforça o sistema imunológico, prevenindo também o diabetes. Este alimento tem muita vitamina C que estimula a produção de colágeno e suaviza as rugas.
  • Frutas cítricas – Como a laranja, limão e acerola, também tem alta quantidade de vitamina C, auxiliando na produção de colágeno.
  • Frutas vermelhas – já estas, contém duas substancias chamadas antocianina e ácido elágico, que evitam a formação de rugas. Além de conter a Vitamina B que retarda o envelhecimento. Exemplos de frutas vermelhas: Melancia, cereja, framboesa, morango e amora.
  • Chá verde – Este chá, além de ser um poderoso antioxidante com ações anti-inflamatórias, também pode reverter os danos causados pelo sol em sua pele.
  • Gengibre – É rico em substancias que aceleram o metabolismo e potencializam a queima de gordura corporal. Também contém ações antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo contra bactérias.
  • Couve –  Ela é rica em cálcio, potássio e também em vitamina C. Uma das funções do potássio é baixar a pressão arterial.

Além das dicas que citei acima, evite o consumo de refrigerantes, sucos industrializados, bolos, biscoitos doces, e outras guloseimas, como regra de uma alimentação saudável.

E não posso deixar de citar aqui, a prática de exercícios físicos. Praticar pelo menos 30 minutos de atividades físicas todos os dias, é muito importante para a nossa saúde. E beba muita água, pois ela traz benefícios incríveis para nossa saúde e nossa pele.

Outra dica muito importante é procurar ajuda profissional de um nutricionista pra lhe orientar na melhor alimentação, e também de uma esteticista, ou dermatologista para lhe ajudar a cuidar da pele.

Estas foram as dicas de hoje. Acesse também nossa outra  postagem desta série sobre envelhecimento e saiba mais:

Como Combater o Envelhecimento: Saiba os Fatores que o Aceleram!

Um abraço, é até a próxima postagem!