Olá meus queridos leitores!

Hoje venho falar para vocês sobre um assunto que é também muito procurado em consultórios médicos: A Escleroterapia.

Para quem ainda não sabe a escleroterapia é a “queima dos vasinhos”, ou seja aquelas varizes bem fininhas.

Mas antes de falar sobre o tratamento, quero explicar o que são estes vasinhos, ou microvarizes. Me acompanhe:

Varizes-500x325As Microvarizes são pequenos vasos dilatados e tortuosos, situados abaixo da pele como se fossem ramos avermelhados ou arroxeados. Tem dimensão entre 2 e 5 mm e costumam aparecer em diferentes locais do corpo, como face, seios, costas, colo, abdômen, pés e com muito mais frequência, nas pernas.

Seu aparecimento surge através de problemas hereditários, hormonais, obesidade, gravidez e pessoas que permanecem em pé ou sentada por um longo período.

Por causa de problemas hormonais as mulheres estão mais propensas a ter esses vasinhos, eles não interferem na circulação, sendo o maior desconforto a parte estética realmente.

Como falei acima, o tratamento para estas microvarizes se chama Escleroterapia.

EscleroterapiaPara este procedimento, injeta-se um líquido esclerosante (por esse motivo chama-se escleroterapia) através de uma agulha muito fina, que vai provocar uma irritação na veia, com consequente inflamação e cicatrização, fazendo com que ela “desapareça”.

O produto mais utilizado neste tipo de procedimento é a glicose 75%. A Glicose 75% é um liquido natural, que já se encontra presente em nosso organismo, sendo assim, não causa alergias e é muito eficaz na secagem das microvarizes.

MicrovarizesCada sessão leva em torno de 45 minutos a 1 hora. Durante o procedimento são feitas várias aplicações, introduzindo a agulha de 1 a 2mm na pele. Quando a agulha é inserida, causa um desconforto e uma queimação suportável no local.

O número de sessões pode variar entre um paciente e outro, dependendo da quantidade de vasos. O intervalo entre uma sessão e outra deve ser de 20 dias.

Qualquer pessoa que tenha microvarizes pode estar se submetendo a este tratamento. Mas o que pode ocorrer é que em alguns casos, existem vasos mais resistentes, que só vão clarear, e não desaparecer por completo.

Após cada procedimento, a pessoa tem vida normal, podendo voltar ao trabalho na mesma hora. A única restrição é de não fazer exercícios físicos pelas primeiras 72 horas e evitar exposição ao sol por pelo menos 20 dias.

Mas lembre-se! Somente o médico vai poder dar o diagnóstico e lhe orientar corretamente.

E, muito importante: Este tipo de procedimento só pode ser executado por médicos, então antes de submeter-se ao tratamento, procure um profissional qualificado para executá-lo.

Bom pessoal, este foi mais um texto informativo sobre saúde e beleza. Espero que tenha contribuído com minhas informações.

Venha interagir comigo! Deixe aqui um comentário, que assim que puder estarei lhe respondendo e tirando suas dúvidas.

Uma abraço e até mais!