Tudo começou naquele lindo dia de sol e muito calor. E ao passar das horas alguém exagerou em não se cuidar!

Seja no trabalho ao ar livre ou no lazer em uma belíssima praia, na piscina, na incrível pescaria ou até mesmo na boa caminhada e no gostoso e longo passeio de bike, muitas podem ser as formas de nos divertirmos, porém se estivermos desatentos com alguns cuidados o passeio pode terminar com alguém, vítima de insolação.

Se uma pessoa ficar muito tempo exposta ao sol ou ao calor intenso e de maneira desprotegida e sem ingestão de líquidos, corre grande risco de desenvolver a insolação. E o pior é que a insolação pode estar associada a queimaduras na pele e caso queira saber mais sobre isso te convido a dar uma olhadinha em Queimaduras do Sol.

A queimadura solar pode prejudicar o controle da temperatura interna, a flexibilidade e lubrificação da superfície corporal, enfim compromete a integridade da pele e fornece dor, sensibilidade, rubor e discreto inchaço local e pode até mesmo apresentar bolhas.

E a Insolação poderá desenvolver sintomas como febre com uma temperatura corpórea acima de 39°C; uma terrível dor de cabeça; tontura; náusea e até mesmo taquicardia, em que a pessoa pode ter alterada para maior os seus batimentos cardíacos.

Mas diante de tal situação o que fazer para socorrer uma vítima de insolação?

  • Calma o primeiro passo é retirar imediatamente a pessoa do sol e coloca-la na sombra;
  • Após e com frequência ofereça água ou isotônicos gelados, que ajudarão a manter o organismo da pessoa hidratada, para não piorar ainda mais a situação;
  • O ideal é que a pessoa tome um banho demorado e de água fria que pode ser no chuveiro ou em uma banheira. Caso não tenha como fazer isso, tente com uma camisa ou uma toalha macia, fazer compressas na pele com água fria. Procedendo com essas medidas, você ajudará a refrescar a pele da pessoa e a diminuir a temperatura corpórea e seu desconforto.
  • Caso a pessoa tenha desenvolvido uma queimadura leve, para aliviar a sensação desconfortável que causa na
    pele, passe calamina ou uma loção pós sol ou até mesmo um hidratante que contenha aloe vera ou camomila na fórmula.
  • Porém, caso a pessoa apresente uma queimadura na pele muito intensa e dolorida e ou todos os sintomas da insolação, descritos acima e com intensidade forte, o melhor mesmo é levar rapidamente a pessoa para um pronto socorro, para passar sobre a avaliação de um médico e ser imediatamente medicada.

E é isso aí! Agora que você já sabe o que fazer e quando tiver um tempinho a mais, de uma olhadinha nas postagens sugeridas e Atenção com as crianças! Previna-se! Cuide-se! E tenha a sua saúde e a de quem você gosta em dia!

Saiba mais em:

Como proteger-se do sol