Peeling é um processo de indução à descamação da pele, provocado por procedimentos mecânicos (microdermoabrasão) ou pela aplicação de agentes químicos ou cosméticos, para o clareamento de manchas, atenuação de rugas finas, rejuvenescimento, tratamento de acne, estrias e cicatrizes da pele, proporcionando melhora da aparência e qualidade da pele.

Existem diversos tipos de peeling, desde os mais suaves, que podem ser feitos em casa, até aos mais abrasivos, que devem ser feitos em clínicas estéticas ou consultórios médicos, sendo que ambos precisam de uma orientação adequada de esteticistas e dermatologistas.

E provavelmente você já sabe que a pele é o maior órgão do corpo humano e vive em constante divisão para o seu processo de Renovação Celular.

Por isso, em prol de uma ótima aparência é que atualmente existem muitos procedimentos para dinamizar e induzir esse processo de renovação celular, com o intuito de proporcionar resultados de uma pele saudável, hidratada, de cor homogênea e rejuvenescida. Quanto aos benefícios e profundidade, os peelings são assim classificados:

Profundidade dos Peelings

Camadas da pele

  • Muito Superficial que abrange a camada córnea (Stratum Corneum) da epiderme e pode seguramente ser feito por Esteticistas. Muito utilizado em Limpezas de Pele com o intuito de promover um aspecto saudável a pele. Pode ser feito tanto no rosto como no corpo.
  • Superficial que abrange toda a epiderme, desde o estrato granuloso (Stratum granulosum) até a camada basal (Stratum basale) e pode ser aplicado por esteticistas com prescrição e aval médico. Utilizado como coadjuvante em tratamentos faciais para acne, manchas superficiais e para rejuvenescimento.

Slide1

  • Médio que abrange a epiderme e parte parcial ou total da derme papilar. Utilizado como coadjuvante em tratamentos para envelhecimento, cicatrizes e manchas superficiais. A partir desse nível de procedimento é recomendado para profissionais médicos aplicarem.
  • Profundo que abrange toda a epiderme e derme, indicado para tratamento de envelhecimento, amenizando visivelmente linhas profundas, sendo exclusivamente indicado a aplicação por profissionais médicos.

Viu só, as opções quanto a profundidade são estas e caso queira saber sobre os tipos de peelings e quais podem ser feitos, nas diferentes épocas do ano, acesse a nossa postagem sobre Os Tipos de Peeling e saiba mais sobre o assunto. Assim ficará mais fácil para você entender que tipo de peeling seria mais adequado para a sua pele.

Sendo assim, na hora de procurar um profissional para o seu tratamento estético, certifique-se da sua qualificação e se está apto a fazer tal procedimento, dento das indicações e contraindicações. Isso para que seguramente você possa submeter-se ao procedimento de peeling e renovar a sua beleza.