Estamos no verão, que alegria!!! Sol, praia, pisciana e aquele bronzeado!

Período de muitas comemorações e em que muitas pessoas saem de férias. E quem é que não gosta de se preparar para o verão, já com o corpo em dia, pele cuidada e um belo bronzeado?

A exposição ao sol, além de induzir a multiplicação dos melanócitos, células especializadas em produzir a melanina, o pigmento que da cor a nossa pele e causando assim o bronzeamento; também induz a produção de vitamina D em nossa constituição orgânica, que é responsável pelo aumento de absorção de cálcio em nosso organismo, além de prevenir muitas doenças, porque fortalece o nosso sistema imunológico.

Mas cuidado! Se expor ao sol sem as devidas proteções, pode resultar em um efeito maléfico para a nossa saúde, e ao invés de um bronzeado, você pode desenvolver, manchas de pele, terríveis queimaduras e até mesmo a insolação. Acesse nossas postagem sobre Insolação o que fazer? Queimaduras do SolComo Proteger-se do Sol e saiba mais.

Então antes de tudo, não podemos esquecer do horário indicado para pegar sol. Antes das 10h da manhã e depois das 16h da tarde e de preferência fazendo o uso correto de filtro solar o aplicando meia hora antes da exposição ao sol e a cada duas horas ou de acordo com a transpiração, repassando-o sempre após sair da água.

O ganho de cor na pele, também é influenciado pela estação do ano, bem como a origem racial e sexo de uma pessoa. Observando que em um bronzeamento adquirido de forma natural a exposição solar e não, no caso do bronzeamento artificial, a coloração da pele não será de tons iguais em todas as partes do corpo, pois depende muito da espessura da pele e outros fatores.

Então, jamais tente adquirir a cor desejada em um único dia. A melanina que dá o pigmento de cor a pele, só começa a ser liberada depois de alguns dias.

Agora, cito aqui algumas dicas importantes para um bronzeado saudável:

  • Pelo menos três dias antes de saber que vai tomar sol, é importante fazer uma esfoliação para retirar as células mortas, assim garantirá um bronzeado uniforme e duradouro.
  • Uma forma de induzir o bronzeado é fazer uso dos autobronzeadores. Eles dão uma boa reforçada na cor. Atualmente, esse tipo de produtos cosméticos, deve conter ativos aceleradores do bronzeamento. Cito aqui o Tyrostan® e o Oligoidyne-I Complex®.
  • Para manter a pele bronzeada por mais tempo, após a exposição ao sol e ao banho de chuveiro, faça uso de hidratantes pós sol. Eles contém substâncias que ajudam a acalmar e hidratar a pele, o que contribuem em muito para a durabilidade do bronzeado.
  • Sempre é bom dar uma “ajudinha” ao nosso organismo, sendo assim, procure ingerir regularmente, alimentos ou sucos que contenham o betacaroteno, que além de conter a Vitamina A, ajudam a ativar o bronzeado. As principais fontes de betacaroteno estão no damasco, abóbora, cenoura, brócolis, repolho, manga, espinafre e beterraba.
  • Após a temporada, tente pegar sol nos horários recomendados, como citei à cima, pelo menos de uma a duas vezes por semana, por uns 30 minutos.
  • Saiba que manter o corpo sempre hidratado, com a ingestão de água, sucos naturais e com aplicação de cremes e loções, é fundamental para uma aparência perfeita e saudável!

Bom gente, aproveitem as dicas, curtam o verão e fiquem lindas e maravilhosas !!!