Muitas pessoas acham que a pele oleosa é naturalmente hidratada e que não precisa de nenhum cuidado extra. Engana-se quem pensa assim! E quem tem esse tipo de pele sabe como é difícil mantê-la com aspecto seco por muito tempo, pois no decorrer do dia a pele fica com brilho excessivo, os poros dilatados e coloração amarelada.

Isso porque a pele oleosa produz em excesso uma secreção gordurosa, devido a uma hiperfunção da glândula sebácea, sendo que em casos mais acentuados permite que a pele se torne alvo para proliferação de microrganismos, podendo desencadear problemas como a acne.

Observando que a secreção sebácea, quando produzida em quantidades normais tem a função de proteção da camada superficial da pele, nos protegendo de agressões oscilatórias de temperatura, como o vento, o ar frio da geada e até mesmo o vapor quente das panelas quando cozinhamos.

Apesar de a pele oleosa produzir a secreção sebácea em excesso, geralmente é composta de muito óleo e acaba sem a própria água, fazendo com que a pele apesar de oleosa fique desidratada.

É isso mesmo! Podemos ter uma pele oleosa porém desidratada! E se você não promover uma correta hidratação, suas glândulas sebáceas serão obrigadas a produzir mais sebo, piorando o problema da oleosidade.

Então entenda que, uma pele oleosa sobre efeitos de uma hidratação na medida certa, ao contrário da pele sem cuidado algum, apresentará um brilho suave, sem oleosidade excessiva e sem poros dilatados.

Sendo assim, a hidratação para a pele oleosa é saudável e principalmente necessária, pois ajudará a manter as taxas hídricas ideais dessa pele e ainda influenciará na redução da produção exagerada de oleosidade na pele.

Escolha produtos cosméticos que não obstruam os poros e de preferência para hidratantes que não contenham óleo (oil free), emulsões O/A (água em óleo) e gel-creme. Estes produtos possuem textura mais leve, suave e com características apropriadas para a pele oleosa.

Na dúvida, informe-se mais sobre o assunto e seus devidos cuidados estéticos com um dermatologista ou com uma esteticista.

Além disso, aposte em uma alimentação saudável e uma considerável ingestão de água, pois elas irão te ajudar a estar com a pele sempre linda!