Quem nunca acordou e ao se olhar no espelho se deparou com olheiras, pele opaca, ar de cansaço e linhas de expressão muito acentuadas? Acreditem isso é efeito de uma noite de sono mal dormida!!!

Sem contar que um sono de má qualidade não afeta só a nossa pele, mas também o humor, o rendimento no trabalho, tarefas rotineiras e até mesmo a memória. Pessoas que regularmente possuem dificuldades para dormir são propensas a desenvolverem irritabilidade; depressão e até mesmo a diabetes, devido a alterações hormonais não adequadas ocasionadas pelo sono irregular.

Dormir é essencial para recuperar a energia gasta durante o dia e manter-se saudável. Pois uma boa noite de sono é importante para todo o nosso organismo, porque nesse período, temos a diminuição dos ritmos cardíacos e da temperatura corpórea e com isso, ocorre a diminuição do metabolismo e relaxamento muscular.

Ainda que, organicamente com o relaxamento muscular, ocorre há liberação de substancias importantes para o nosso corpo, como a melatonina, um hormônio que provoca a vontade de dormir e que diminui a ação dos radicais livres, favorecendo o rejuvenescimento, estimulando também a produção de colágeno que da sustentabilidade em nossa pele e prevenindo assim a flacidez muscular.

Boas noites de sono, não só renovam nossas energias e aumentam o vigor físico no outro dia, como tudo o que foi dito acima, também desempenham uma melhor atividade orgânica na síntese proteica dos ossos e músculos, prevenindo assim a osteoporose.

E quando o assunto é a beleza da nossa pele, acredito que você caro leitor ou leitora, já deve ter entendido, que noites bem dormidas, são fundamentais para a saúde do nosso organismo e da nossa pele.

E digo mais, é nesse período, com a renovação celular, que ocorre uma melhor assimilação de nutrientes no organismo, ingeridos na nossa alimentação durante o dia e imagina só, a nível cutâneo, a absorção também acontece em alta proporção!

Ou seja, aquele maravilhoso shampoo, máscara de cabelo, vitamina nas unhas e o que dizer do incrível cosmético com ativos hidratantes e rejuvenescedores que você passou na pele antes de dormir? Tudo isso será demasiadamente bem aproveitado e absorvido pelo organismo com um sono de qualidade.

Então, tenha em mente, que qualquer que seja o cuidado que você venha a ter com a sua alimentação e pele, além de submeter-se a tratamentos estéticos, os resultados com certeza serão otimizados com uma qualidade de sono!

E pensando em te fornecer uma ajudinha com isso, cito aqui algumas dicas para contribuir com o seu sono de qualidade:

  • Novo NovoSe conseguir, o ideal é manter um ritmo de sono. Estipule o mesmo horário para ir dormir e levantar. Pesquisas feitas sobre o assunto, revelaram que o melhor horário para dormir circunda em torno das 22:00h e para se levantar, em torno das 6:00h. Nesses horários os índices de absorção orgânica de nutrientes são aumentados;
  • Prepare seu quarto fechando as cortinas para que fique bem escuro, pois somos semelhantes as plantinhas e a relação com a fotossíntese, se nos submetermos a dormir com as luzes acesas, o nosso metabolismo não desacelera;
  • Evite barulhos no quarto e até mesmo a assistir TV e ficar à frente do computador. E jamais leve trabalho para seu quarto antes de dormir. Pois todos estes, dificultam o nosso relaxamento neurológico;
  • Caso o sono não venha e esteja com muitos pensamentos e preocupações a cabeça, procure ler um pouco, isso com certeza promoverá um desligamento das preocupações e consequente relaxamento;
  • Evite comer três horas antes de ir dormir, e dê preferência a alimentos leves que facilitarão a boa digestão. Então, ingerir alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas e estimulantes como o café, o chá mate e refrigerantes, não será uma boa ideia;
  • Se você pratica exercícios físicos, procure faze-los com no mínimo duas horas de antecedência antes de dormir, por que devemos desacelerar o ritmo para contribuir com o metabolismo de preparação para o sono;
  • A hidratação é muito importante para nossa pele, tome muita água durante o dia e evite tomar em excesso antes de dormir, pois isso pode lhe fazer acordar, para que tenha que ir urinar e interrompendo assim o seu sono;
  • Experimente tomar um banho antes de ir para a cama, e se puder faça uma massagem relaxante nos pés, pernas, braços e melhor ainda nos ombros e costas, se tiver alguém que faça para você. Se não possuir alergia, utilize um creme refrescante com canfora que poderá estar associado a camomila e alfazema, isso com certeza proporcionará melhor relaxamento muscular, promovendo uma melhor circulação sanguínea e redução do inchaço nas pernas e pés;
  • E é claro, como esteticista, digo que é muito importante e recomendo que você limpe sua pele antes de ir dormir, lavando-a bem e no caso das meninas, retirando sempre a maquiagem e em seguida, aplicando um creme hidratante ou rejuvenescedor para a noite, pois o cuidado com a pele não pode faltar em seu ritual de toda a noite.

É isso aí, espero que eu tenha ajudado com essas orientações, porque na verdade a qualidade do sono, pode interferir muito na saúde do nosso corpo e beleza da nossa pele, influenciando em muito a queda da imunidade do nosso organismo, facilitando o desenvolvimento de doenças e o nosso envelhecimento precoce.

E logo estarei postando mais novidades para cuidarmos de nossa pele. Cuide-se e durma bem!