Se a pele é o maior órgão do corpo humano que vive em constante divisão para o seu processo de Renovação Celular. Então porque não dar uma ajudinha de forma coerente e segura nesse processo?

Pois então, atualmente existem vários tratamentos de pele que vão realçar de forma eficaz a sua beleza, resultando em uma pele saudável, hidratada, de cor homogênea e rejuvenescida.

E os tratamentos de peelings são uma ótima opção de tratamento estético para dinamizar o processo de renovação celular, sendo que a maioria pode ser feita em qualquer época do ano, tanto em peles femininas como em peles masculinas.

São diversas as opções de tratamentos, que geralmente são aplicadas em protocolos próprios e isolados ou em conjunto com outro tratamento estético, isso para dinamizar resultados e servem para clarear manchas, cicatrizes e estrias, além de atenuar rugas e linhas de expressão, bem como a tratar acne e suas lesões.

Os tipos de peelings mais procurados e aplicados em consultórios dermatológicos, clinicas estéticas e day spas são:

Peeling Físico

Esse é muito utilizado no dia a dia dos tratamentos, sendo aplicado em conjunto com outras etapas de vários tipos de protocolos estéticos. Promove a remoção mecânica da camada córnea, a mais superficial da pele, arrastando as células mortas e toda a sujeira da pele, em uma ação abrasiva sutil o que facilita a penetração de outros ativos a serem aplicados na pele. Pode ser feito com:

  • O Aparelho de Peeling de Diamante;
  • Com o uso de Esfoliantes que contenham sílicas de arroz, silicato de alumínio, talos de bambu, microgrânulos de polietileno e outros;
  • E também com Esfoliantes que contenham sementes de damasco (apricot), jojoba, maracujá, morango e outros.

Peelig Químico

Aqui a renovação celular de camadas da pele, acontece através de agentes químicos queratolíticos. Geralmente fornecem ótimos resultados e com rapidez. Porém é preciso observar os limites de concentrações e pH permitidos aos profissionais de estética. Acesse a nossa postagem sobre “O que é peeling?” e saiba mais sobre a aplicabilidade dos peelings nas camadas da pele.

 Temos como os mais utilizados:

  • A nível Muito Superficial: Peelings de Ácido Glicólico, Lático, Mandélico, Salicílico e outros.
  • A nível Superficial: Peelings de Ácido Glicólico, Salicílico, Retinóico, Tricloroacético, Solução de Jessner e outros.
  • A nível Médio: Peeling de Ácido Glicólico e Ácido Tricloroacético.
  • A nível Profundo: Peeling de Fenol.

Peeling Vegetal (gommage):

Promove a remoção de células mortas através de grumos, os quais são formados devido a evaporação do veículo na pasta aplicada na pele e retirado em movimentos de massagem vigorosa, formando rolinhos. Utiliza-se muito nessa técnica, goma arábica, mucilagens, pepino e silicones.

Peeling Enzimático:

Ótimo para promover a renovação celular através da hidrólise da queratina, ocasionando a diminuição da coesão das células mortas. Tem-se como o uso nas formulações, ativos clássicos como a bromelina (abacaxi), papaína (mamão papaia), renew zime (romã), pumpkin enzime e outros.

Peeling Biológico:

É similar ao peeling enzimático. Podendo ser utilizados em suas formulações as mesmas enzimas citadas no peeling enzimático ou o até mesmo o Ácido Retinóico.

Peeling Mecânico:

Aqui a renovação da pele acontece através de aparelhos que promovam sucção ou vibração, com uma ação mecânica de lixamento (Microdermoabrasão) ou raspagem, esfoliando a pele à nível superficial ou profundo, dependendo da pressão do calibre, diâmetro da ponteira ou do número de passadas na pele. Como exemplo têm-se aparelhos de Peeling de Diamante, Peeling de Cristal e Peeling Ultrassônico.

Mas Atenção! Ao fazer esses tipos de peeling, independente da época do ano que se faça, deve-se ter assíduos cuidados em casa, conforme o orientado pelo profissional de estética ou o médico dermatologista.

Hidratando bem a pele e repassando por no mínimo três vezes ao dia o protetor solar, ambos os cosméticos, ideais para o seu tipo de pele.

Pois seguindo corretamente os cuidados em casa, você estará fazendo a sua parte do tratamento e contribuirá em muito para um melhor e mais rápido resultado estético que deseja!