A pele é conhecida como o maior órgão do corpo humano, além de proteger o organismo contra infecções, doenças e outras agressões, ela desempenha um papel fundamental no controle da umidade e temperatura do corpo.

Em sua camada mais superficial, tem-se o Manto Hidrolipídico, responsável pela manutenção da hidratação na pele e formado pelas excreções vindas tanto das glândulas sebáceas como das glândulas sudoríparas, sendo que dependendo da quantidade dessas excreções é que se determinará o tipo de pele.

Os tipos mais comuns de pele são:

  • Pele normal – A pele normal tem textura fina, suave e aveludada. Ela possui elasticidade ideal e produz gordura natural na quantidade certa. Os poros são bem pequenos e pouco visíveis, é um tipo de pele pouco propensa ao desenvolvimento de espinhas e manchas;
  • Pele seca – Normalmente, este tipo de pele é mais propensa a descamação. Isto acontece por causa da perda de água excessiva e de uma baixa produção de sebo da glândula sebácea, podendo apresentar um aspecto áspero, opaco, placas esbranquiçadas e sensação de estiramento na pele. É uma pele que tem maior tendência ao aparecimento de rugas e alergias, sendo também, bastante sensível as mudanças climáticas;
  • Pele Mista – É o tipo de pele que apresenta aspecto oleoso e poros dilatados, na “zona T” (testa, nariz e queixo) e aspecto seco nas bochechas e extremidades do rosto. E por isso possui os dois tipos de desvantagens, da pele oleosa e da pele seca. Por isso os cuidados estéticos devem ser diferentes para cada região do rosto;
  • Pele Oleosa – A pele oleosa produz a secreção sebácea em maior quantidade, tem um aspecto brilhante, gorduroso e de cor levemente amarelada. Este tipo de pele apresenta também, poros dilatados, e tem maior tendência a formação de cravos e espinhas.

O reconhecimento do tipo de pele é muito importante na hora da utilização de um produto cosmético em casa, ou na hora de submeter-se a um tratamento estético. Mesmo porque, hoje no mercado da beleza existem inúmeros produtos cosméticos e dermocosméticos para várias finalidades como a hidratação, clareamento e rejuvenescimento de pele.

Na dúvida consulte as devidas orientações com uma esteticista ou um dermatologista, para que você não corra o risco de utilizar produtos inadequados, e venha a prejudicar a saúde e beleza da sua pele.